EMAR
CONTEÚDOS DE HISTÓRIA PARA RECUPERAÇÃO PARALELA
Iº SEMESTRE
AS RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS É PARA VOCÊ ESTUDAR!
O QUE ESTÁ EM VERMELHO SÃO AS TAREFAS QUE VOCÊ TERÁ QUE FAZER VALENDO 3,0 PARA A RECUPERAÇÃO.
Capítulo 2 - A AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XIX
1. O
PODER ESPANHOL ABALADO.
Pág. 47
1.
a)
A expressão primeira manhã do século XIX, refere-se as início do século XIX.
1.
b)
Para compreender o contexto do texto: Ele se refere ao início do século XIX,
quando a Espanha foi invadida pelo exército de Napoleão. Os espanhóis
resistiram à ocupação, iniciando um conflito armado. Fato que ficou conhecido como
a guerra continental. Já as guerras transcontinentais referem-se às lutas pela
independência, travadas nas colônias espanholas, aproveitando-se da
impossibilidade de um controle maior sobre as colônias, por estarem preocupadas
em defender seu território da invasão francesa.1. c) para extrair mais recursos de suas colônias, a Espanha aumentou os impostos e elaborou um plano de controle da produção de riquezas, nada saia sem seu aval, principalmente o comércio com as outras metrópoles.
2.
a)
O texto I trata-se da diferença entre os interesses da Metrópole e os da elite
colonial.
2.
b) Já o texto II refere-se a superioridade que o espanhol considerava
ter em relação aos colonos, mesmo os filhos de espanhóis nascidos na América,
não eram considerados um ser superior
branco e nascido no Novo Mundo.2. c) os dois textos abordam o descompasso existente entre um modo de pensar e agir da Metrópole e os interesses das elites locais americanas.
2. d) os espanhóis sentiam-se superiores aos americanos somente pelo fato de serem espanhóis. Mesmo os descendentes de europeus, porém nascidos na América (americanos), eram vistos como inferiores.
2. e) Ajudam a perceber que as ideias e medidas tomadas na Espanha não levavam em consideração e real situação de quem vivia nas colônias , por isso geravam insatisfações.
3. a) O texto se relaciona às reformas bourbônicas e à revolta de Tupac Amaru.
3. b) O texto refere-se: As reformas bourbônicas: o rei Felipe V, século XVIII, modernização do Império; também a revolta de Tupac Amaru: rebelião indígena nos Andes; Século XVIII: revolta de Tupac Amaru eclodiu em 1780; aumento da carga de trabalho, tributos, corrupção e trabalho exaustivo.
3. c) se temia que as reformas modernizadoras de Felipe V poderiam trazer como consequência mudança no sistema colonial e um convite a insurreição indígena.
Ø
BUSQUE
NUM DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DE INSURREIÇÃO
E VÁ AO CAPÍTULO E IDENTIFIQUE QUEM ERAM OS CRIOLLOS E OS PENINSULARES.
2 - AS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA.
Pág.
51
1. a) a independência nos vice-reinados do Rio da Prata e de Nova Granada teve em comum, em ambos os casos, a participação popular foi restrita. Os movimentos foram liderados pelas elites locais, e, com a independência da Espanha, o regime republicano foi adotado de imediato nos territórios que antes compunham os três vice-reinados da América do Sul.
1. b) no vice-reinado de Nova Espanha a
declaração aconteceu de maneira diferente, comparando-a aos outros
vice-reinados, porque, em Nova Granada, foram os padres Hidalgo e Morelos que
lideraram os movimentos populares, que reivindicavam não só a liberdade
política como o fim das desigualdades sociais. Esses líderes foram derrotados,
presos e executados. Os crioulos e os chapetones
tomaram o controle da situação com intenções de declarar a independência,
transformando a Nova Espanha numa monarquia
católica constitucional, apoiada
pelo rei da Espanha. Mas o apoio não veio. Mesmo assim, o líder crioulo
Iturbíde proclamou-se imperador do México em 1821. A República só foi instaurada em 1823, após a deposição de Iturbide.
1. c) a relação existente entre os
vice-reinados do Rio da Prata e do Peru pertenciam a mesma região geográfica,
eram vizinhas, os líderes do movimento perceberam que, para garantir a
emancipação da região do vice-reinado do Rio da Prata (atuais Argentina,
Uruguai, Paraguai e Bolívia), era necessário libertar também o interior da
colônia, assim como o vice-reinado do Peru.
2. San Martin liderou o processo de
independência nos vice-reinados do Rio
do Prata e do Peru e no Chile - porção Centro-Sul da América espanhola -
enquanto Simón Bolivar foi o líder na porção norte, vice-reinado de Nova
Granada.
3. a) os quatro vice-reinados que
compunham os domínios coloniais na América transformaram-se em unidades
políticas menores, os atuais países da América Latina.
4. b) Vice-reinado do Rio da Prata
atuais: Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Vice-reinado da Nova Espanha atuais:
parte da América Central, México e sul dos Estados Unidos. Vice-reinado do Peru atuais: Peru e
norte da Bolívia. Vice-reinado da Nova Granada atuais:
Equador, Colômbia, Venezuela e Panamá.
Ø PROCURE CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE
ESTÃO EM NEGRITO.
3. A AMÉRICA LATINA INDEPENDENTE
Pág. 57
1. a) Caudilho passou a designar pessoas
autoritárias, personalistas, dotadas
de força bárbara e contrárias aos
projetos republicanos.
1. b) a mudança de concepção do termo
caudilho deveu-se aos líderes locais, antes denominados caudilhos (latifundiários, ou seja, membros das oligarquias agrárias e militares que
passaram a controlar o poder político), ao chegarem ao poder continuaram a
defender apenas seus próprios interesses, revelando seu autoritarismo.
2. a) a insurreição popular no México, em maio de 1911.
2. b) a aparência de camponeses, com
armas em punho e munição, numa atitude de união e prontidão para a luta armada.
2.c) As imagens que faltam no quadro:
Revolução Mexicana; Insurreição popular de maio de 1911; a nova candidatura de Porfírio Diaz; a prisão de
Maderos ou sua fuga para os Estados Unidos e
a renúncia de Porfirio Diaz.
3. a) os mexicanos reivindicando direitos constitucionais para os
herdeiros da cultura indígena.
3. b) Zapata foi um dos grandes
defensores da causa camponesa e indígena, tornando-se, até hoje, referência para os
movimentos populares mexicanos.
4. c) Sim. Porque uma das bandeiras de
luta popular nos dois momentos da História mexicana foi à luta por igualdade sociais e pelos direitos dos indígenas. Apesar de
todos os esforços, ocorreram poucas conquistas sociais, o
que é fácil de perceber porque essa mensagem ainda vale para o México do século XXI.
Ø
PROCURE
CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
1.
A MARCHA PARA O OESTE.
Pág. 71
1.
O
aumento populacional provocado também pela chegada dos imigrantes à costa leste
dos Estados Unidos motivou a criação de mecanismos que facilitassem a expansão
do território em direção a oeste. A Lei de Terras foi promulgada com a intenção de estimular a ocupação das terras a
Oeste do rio Mississípi.
2.
A
Lei de Remoção dos Índios foi criada em 1830 e autorizava o governo
norte-americano a negociar e transferir os nativos das regiões nas quais viviam
para reservas chamadas “territórios indígenas”, em Oklahoma.
3.
O
governo norte-americano justificava a ocupação dos territórios indígenas com o
argumento da posse da terra estaria condicionada aos lucros obtidos com a
agricultura e a pecuária e suas benfeitorias
realizadas. Os indígenas não tinham esses objetivos e, portanto, não podiam ser
considerados proprietários.
4. a)
a imagem mostra um conflito entre indígenas e os norte-americanos.
4.
b) identifica-se na imagem o vestuário de ambos os grupos, os indígenas
sendo retratados como cruéis assassinos e os europeus como indefesos; só vemos
as armas em punho nos índios; os soldados não demonstram reação e nem uso das
suas armas de fogo; mulheres e crianças indefesas são atacadas, todavia,
sabemos que a maioria dos tribais não atacavam mulheres, crianças e velhos, em
geral adotavam as crianças e faziam das mulheres suas concubinas; e, por fim, as construções dos muros nos antigos fortes
eram feitos de madeira.4. c) os indígenas são retratados como homens cruéis, em maior número e lutando contra os soldados, dispostos a eliminar todos, sem distinção (crianças, mulheres e idosos).
5. a) “Os Estados Unidos saíram da
escuridão para penetrar na história há quase quatro séculos”. O texto sugere
que a história dos E. Unidos se fez a partir de uma missão civilizadora inevitável (destino) e evidente (manifesto).
5. b) quando o texto diz “Os Estados
Unidos saíram da escuridão”, ele se refere que os europeus chagaram a América
com o dever de civilizá-la.5. c) o texto afirma que “há quatro séculos” os E. Unidos saíram da escuridão. Essa data se refere à colonização do território norte-americano. Segundo os autores, a chegado dos europeus na América trouxa “luz” para aquela escuridão: um lugar onde antes viviam povos incultos e sem fé.
5. d) O texto defende o “Destino Manifesto” e a ideia de que os colonizadores europeus estavam predestinados à América, como nos mostra a frase: “desde o começo, seu povo teve consciência de um destino particular, porque de lá (E.U) vieram as esperanças e as aspirações do gênero humano e porque não deixou de realizar tal destino ou de justificar tais esperanças”.
Ø
PROCURE
CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
2. A GUERRA DE SECESSÃO.
Pág. 75
1.
a)
a mão de obra escrava não possuíam direitos
políticos, ou seja, não participavam da vida pública do país, não votavam e
não podiam se candidatar a cargos
eletivos (públicos).
1.
b)
Os Estados do Norte tinham interesses comerciais na abolição da escravatura,
como havia muitas indústrias funcionando com operários remunerados, estes passavam a ser consumidores, já um escravo não
dispunha de recursos financeiros para consumir seus produtos.
1.
c)
os negros (africanos) e seus descendentes foram escravizados nas colônias do
Sul. Por serem escravos, eram considerados inferiores aos demais grupos sociais.
Mesmo com o fim da escravidão, os negros continuaram a ser discriminados na
sociedade norte-americana.
1.
d)
os habitantes do norte e do sul tinham muitas divergências, a ponto de se
envolverem em uma guerra civil. Mas,
mesmo defendendo a abolição dos
escravos, enquanto o Sul era a favor da escravidão, o Norte também discriminava
os negros, que se mantiveram à margem da sociedade norte-americana por um longo
período da História dos E. U.
2.
a)
Imagem 1: paisagem urbana; uma cidade, cercada por água (rio ou mar), onde
navegam muitas embarcações. Imagem 2: paisagem rural; agricultores trabalhando
numa plantação de algodão, uma casa, que parece ser grande, está isolada a
direita.
2.
b)
Imagem 1: economia industrial; Imagem 1: economia agrícola.2. c) o Sul era agrícola e escravista, necessitava de mão de obra barata para aumentar seus lucros, enquanto, que o norte, usava mão de obra remunerada e incentivava o consumo dos seus produtos.
3. a) o assunto da matéria jornalística refere-se a comemoração de grupos racistas pela libertação de um ex-membro da Ku Klux Klan que havia sido condenado à prisão pelo assassinato de militantes de movimentos pelos direitos humanos.
3. b) Killen foi acusado de assassinar três jovens militantes de grupos antirracistas. Por pertencer a KKK, era favorável à segregação de afrodescendentes e de imigrantes.
3. c) A KKK surgiu com o fim da escravidão nos E. U, em 1863, um grupo racista e cultuavam a superioridade do homem branco, supostamente mais culto e de valores morais superiores.
Ø
PROCURE
CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO, DIFERENCIE DISCRIMINAÇÃO DE RACISMO
E XENOFOBIA.
3. POLÍTICA EXTERNA.
1. Tanto a Doutrina Monroe, quanto o Corolário
Roosevelt referem-se à política externa
norte-americana e à interferência dos E. U. na América. A D. Monroe “América
para os americanos” definia que os E.U. deveriam impedir intervenções das potências europeias nos países
latino-americanos. O Corolário Roosevelt acrescentava a necessidade da intervenção norte-americana nesses
países, além das restrições às interferências europeias.
2. a) A essência da Emenda Platt é interferência dos E.U. na política cubana e o
direito de comprar ou alugar terras em Cuba.
2.
b) no fragmento de texto, verificamos um exemplo da interferência dos E.
U. interferiam na política interna
dos países latino-americano, a exemplo de Cuba.4. a) o presidente Roosevelt segura o big stick num jogo de beisebol.
4. b) uma crítica a política do Big Stick: “fale macio, mas tenha um porrete nas mãos”. Na prática isso significava que os E.U. estariam dispostos a usar a força para defender seus interesses na América.
Ø PROCURE CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO PESQUISE O QUE É SENTIMENTO ANTIAMERICANISMO.
1. Porque a energia elétrica foi
empregada na iluminação e no funcionamento dos mais diversos aparelhos e
motores, e teve impacto enorme na vida dos norte-americanos, permitiu as
pessoas “viverem as cidades” à noite.
2. Monopólio é o controle do mercado por
uma única empresa, enquanto o Oligopólio é a ampliação do monopólio: várias
empresas se reúnem para controlar o mercado em que atuam e para eliminar ou
diminuir a concorrência que podem ocorrer de três formas: truste, cartel e holding.
3. a) ambiente de uma fábrica, com
pessoas trabalhando numa linha de montagem, diante de uma espécie de esteira.
3.
b) A imagem retrata bem os princípios de Henry Ford e Frederick Taylor:
a linha de montagem proposta a partir do fordismo,
em que os operários executam etapas da produção específicas e fixas: eles ficam
parados e o produto é que se move: conforme o tayorismo, o espaço de trabalho parece organizado e bem equipado.
3. c) nesse período os operários eram mal
remunerados e o sistema de produção previa um maior e mais prolongado esforço
dos trabalhadores.
4. a) no texto são criticados a ausência de divisão das riquezas; baixos salários; falta de benefícios.
5. a) a população das treze colonias diminuiu progressivamente entre 1790 e 1890, tendo se mantido relativamente estável depois desse ano e apresentando uma pequena queda a partir de 1940.
5. b) a primeira expansão territorial dos E. U. se deu em direção a sul logo após a independência.
5. c) a ocupação do meio oeste foi mais intensa nos anos 1880, 1890 e 1900.
5. d) A expansão para oeste iniciou-se em meados de 1850.
Ø
PROCURE
CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
¨
A EUROPA NO SÉCULO XIX - CAPÍTULO 5
1. ASPIRAÇÕES
NACIONAIS.
1. a) O grupo social ao qual o
primeiro-ministro piemontês Cavour se refere como “classe superior” são a alta burguesia e a nobreza.
1. b) o primeiro-ministro achava que a revolução
democrática não tinha chance de obter sucesso na península itálica, porque a
força política estava com a classe média e com a classe superior; as camadas
populares não estavam suficientemente organizadas para interferir no processo
revolucionário que culminou na unificação italiana.
2. Garibalde desistiu de promover uma
revolução no país e entregou seus domínios ao rei Vítor Emanuel, porque, a
inspiração revolucionária do movimento liderado por Garibalde não encontrou
eco, já que os burgueses e nobres defendiam a unificação sem grandes alterações
do quadro social. Assim, para não frustrar o projeto de unificação, ele abriu
mão de sua luta.
3. a) no processo de unificação: a Alemanha antes
de 1871era seu território era bastante fragmentado com um grande número de
regiões e a unificação dessas mesmas regiões, que foi concretizada em 1871.
3.
b) essa nova delimitação de fronteiras gera a unificação de diversos
territórios sob um único Estado alemão.4. a) Victor Hugo compara Paris ao eixo central de uma mina subterrânea, referindo-se a Primavera dos Povos, já que as revoluções ocorridas em 1830 e 1848, na França, inspiraram movimentos semelhantes em outras regiões da Europa. Nesse sentido, Paris se colocava como o eixo central dessa busca por liberdade e pela reafirmação dos valores nacionais.
4. b) o ano de 1831 sucedeu a queda de Carlos X na França e início do governo de Luís Felipe de Orléans; 1847: queda do rei Luís Filipe, restauração da República francesa e Luís Bonaparte assumindo como Imperador; a Primavera dos Povos.
Ø
PROCURE
CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
Pág.
135
1. a) O texto demonstra a dificuldade em se estabelecerem critérios para se definir um burguês.
1. b) Os critérios para definir nobreza ou classe operária eram claros: nascimento, títulos, propriedades definiam os nobres, enquanto, os operários faziam trabalhos manuais e eram assalariados. A dificuldade para definir a classe burguesa, os critérios não eram tão evidentes: dentre os profissionais liberais, os possuidores de capital e renda e os empresários, havia uma gama enorme de níveis sociais.
1. c) o burguês deveria possuir capital ou renda proveniente de investimentos e/ou ser empresário independente ou ainda profissional liberal.
2. Caso um burguês administrasse mal seus
recursos poderiam ficar pobres, passavam a fazer parte da classe operária,
enquanto que os nobres, não perdiam seu status mesmo que empobrecessem.
3. a) descreve uma família do século XIX,
um homem com três crianças (seus filhos) em uma sala.
3. b) a garota está com um vestido e
chapéu e os meninos com calça e camisa e o homem está com casaco, numa sala bem
confortável.3. c) o vestuário não combina com o modo com o qual se vestiam os nobres e tão pouco os operários.
Ø PROCURE CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
3. AS LUTAS OPERÁRIAS.
Pág. 139
1.
a)
As desigualdades sociais entre os mais ricos e o proletários.
1.
b)
As comunidades foram chamadas de falanstérios.
Nelas, as pessoas trabalhariam em cooperativas nas quais a produção seria
dividida igualitariamente.
2.
a)
Marx critica os teóricos do socialismo
utópico.
2.
b) Para Marx não interessava somente interpretar o mundo, mas propor
transformações. Criticava também a proposta dos socialistas utópicos de criarem
comunidades idílicas, longe das
fábricas.2. c) Marx elaborou o Manifesto comunista para fazer o que os filósofos não tinham feito até então: propor transformações, em vez de apenas interpretar o mundo.
2. d) Marx achava que a ideia de criar as tais comunidades era utópica.
3. a) antagonismo, neste contexto, é
sinônimo de incompatibilidade, oposição de ideias e de atitudes.
3. b) os antagonismos de classe entre possuidores (capitalistas) e
despossuídos (assalariados), e também da anarquia
que impera na produção.3. c) o autor se refere à produção industrial.
3. d)
4. a) os socialistas defendiam a
criação de um Estado centralizado dominado pela classe dos proletários. Os
anarquistas eram contra qualquer tipo de organização institucional, incluindo o
Estado.
4. b) apesar das divergências, o
anarquismo e o socialismo tem algo em comum sim. Ambos criticavam o sistema
capitalista e as condições impostas aos operários nas fábricas. Apesar dos
métodos diferentes, as duas correntes teóricas defendiam a criação de uma sociedade
mais igualitária e o fim da exploração e dos privilégios.
5. Conseguindo defender seus direitos,
através das leis trabalhistas, que garantem seus direitos, outras formas de
luta e de organizações em associações, sindicatos de classe e partidos políticos.
Ø PROCURE CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
Pág. 145.
1.
a)
O positivismo surgiu no século XIX,
época em que houve grande desenvolvimento técnico e científico.
1.
b)
Segundo o criador do movimento positivista, Augusto Comte, somente a ciência leva ao verdadeiro conhecimento.
Ela deve ser objetiva, baseada no experimento e na observação, e não em crenças
e ideias.1. c) Um aspecto favorável é o fato de a racionalidade positivista ter impulsionado o desenvolvimento da técnica, das ciências e das artes do século XIX. As teorias positivistas também podem justificar as desigualdades sociais, já que o conhecimento científico é visto pelos teóricos do positivismo como um saber superior acessível a poucas pessoas. (visão preconceituosa).
1. d) O positivismo influenciou movimentos artísticos com o Realismo. Os artistas dessa corrente contestavam o Romantismo, recusando-se a mostrar um lado sonhador e idealizado da sociedade. Os realistas buscavam ressaltar aspectos da natureza humana como a falsidade, traição, egoísmo e a impotência de pessoas comuns ante as poderosas.
2.
a)
Para Charles Darwim, alguns
indivíduos sobrevivem e se reproduzem na natureza porque possuem maior
capacidade de adaptação ou aptidão especial para lidar com as adversidades, em relação a outros
indivíduos. Biologicamente, portanto, os mais aptos teriam, segundo o
darwinismo, mais chances de sobreviver. Para justificar a superioridade de
certos grupos em relação a outros, representantes desses grupos se valeram das
teorias de Darwin.
2. b) No trecho “Existência de uma
permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal”, “somente
os mais fortes e mais aptos conseguem sobreviver e a própria natureza se
encarrega de fazer uma seleção natural”, esses fragmentos da teoria de Darwin são utilizados para fundamentar a teoria da superioridade
da raça branca, fazem parte da bandeira racista.3. a) as pessoas se impressionavam com a novidade tecnológica que representavam os trens, muitas se aterrorizavam achando que a viagem em um trem poderia trazer malefícios à saúde. Acreditava-se também que o trem incendiaria campos e atropelaria vacas.
3. b) O trem a vapor era responsável pelo transporte de pessoas e mercadorias (interligando as áreas de produção e consumo), em tempo menor e em longas distâncias.
3. c) As novas tecnologias sempre causam estranhamento à sociedade na qual ela está sendo implantada, gerada, em geral, os motivos de reações adversas, são a falta de informação, questões éticas, medo de mudanças, que só vão sendo superadas, conforme as pessoas se apropriam delas, ou se acostumam a elas e superam seus medos. Mas, às vezes, algumas dessas pessoas, não superam suas frustrações e medos ao longo da vida.
4. XXX
Ø
PROCURE
CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO.
Pág. 149.
1.
a)
O texto se refere ao aspecto da prosperidade econômica da Belle Époque.
1.
b)
Período entre meados dos anos de 1890 à Primeira
Guerra Mundial (1914-1918).1. c) “A orquestra mundial tocou no tom maior da prosperidade, ao invés de, como até então, no tom menor da depressão”. O autor usou como imagem a música orquestrada.
2.
a)
por se tratar de uma tela impressionista, destacamos a ausência de contornos
definidos e a luz contrastante são alguns dos detalhes que podem ser observados
nessa obra de Claude Monet.
2.
b)
XXX... Ao nos aproximarmos da imagem, percebemos a falta de contornos nítidos
nas figuras pintadas. Essa técnica foi interpretada pelos críticos
contemporâneos como falta de habilidade do artista.
3.
O
impressionismo e a Art
Nouveau surgiram durante a Belle
Époque (entre as duas últimas décadas do século XIX e o início da Primeira
Guerra Mundial). A prosperidade econômica que antecedeu a guerra e as
transformações socioculturais e tecnológicos provocadas pela Revolução
Industrial serviram de pano de fundo para a efervescência cultural europeia, para a reafirmação dos ideais
burgueses e para as inspirações artísticas.
Ø PROCURE CONCEITUAR AS PALAVRAS QUE
ESTÃO EM NEGRITO.
v Fazer os CONCEITOS em folhas de papel pautado ou em folhas de papel
fichário, entregar no dia da prova de recuperação de história. Esse material faz parte da revisão para a prova de recuperação paralela, guarde-o até o final
do ano, pois será cobrado na recuperação de final de ano.
PARA PENSAR E ANALISAR:
Depois que você ler a tirinha, escreva
o que você compreendeu sobre a crítica que está explicita:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Não vou te desejar boa
sorte, porque não acredito em sorte. Penso que se você se dedicar aos estudos e
quiser aprender: deverá ler muito, estudar, fazer as atividades e ser disciplinado.
Professora de História: Leila Cristina.
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