sábado, 30 de março de 2013

Mudanças no Feudalismo.


Não termos livro, não impede os estudos galera do 7º D e E, é só deixar de lado o face e estudar aqui pela Net.
Aqui estou disponibilizando alguns links e resumos para estudar sobre: Mudanças no Feudalismo.



 
01. Sobre o renascimento do comércio, ao longo da Baixa Idade Média (séculos XI/XII – XV), na Europa ocidental.

a) Quais foram as principais rotas comerciais marítimas a partir do século XI? E quem as controlava?
 
Resposta: As principais rotas eram a do Mediterrâneo ocidental, cujo comércio era realizado pelas cidades de Gênova, Pisa e Amalfi; a do Oriente, liderada por Veneza e Sicília, e a dos mares Báltico e do Norte, monopolizada nos séculos XIV e XV pelas cidades da Liga Hanseática.

b) Qual era a principal diferença entre as feiras europeias na Alta e na Baixa Idade Média?
 
Resposta: Na Alta Idade Média, as feiras limitavam-se a comercializar produtos agrícolas, servindo apenas à população vizinha. Após o século XI, adquiriram um caráter internacional, tornando-se ponto de encontro de comerciantes das mais diversas localidades. Ali se comercializavam tecidos e fios (lã, linho, cânhamo*, seda), couros e peles, gado, peixe, vinho, trigo, sal, açúcar, especiarias e drogas medicinais.

c) Onde se realizavam as feiras mais importantes?


Resposta: As feiras mais importantes eram as realizadas na região de Champagnhe, na França, no cruzamento das rotas que vinham do norte da Itália e da Provença (sul da França) e se dirigiam a Flandres e ao Sacro Império.


02. Como as corporações exerciam o controle sobre produtores e consumidores?
Resposta: As corporações controlavam a quantidade, a qualidade e os preços das mercadorias, bem como os salários dos trabalhadores. Além disso, proibiam os não associados de exercerem atividades produtivas para restringir a concorrência entre os produtores.


Acerca do processo de renascimento urbano na Baixa Idade Média.


03. O que motivou o renascimento urbano na Baixa Idade Média?
*
Resposta: O renascimento urbano na Baixa Idade Média foi motivado pelo renascimento do comércio e pelas transformações do sistema feudal, no século XI. A Europa, até então predominantemente rural, com a maior parte das atividades econômicas e da população concentrada nos feudos, viu nascerem numerosos povoados, que cresceram e se transformaram em cidades. Muitas cidades já existentes experimentaram um grande crescimento.

04. Como o processo de marginalização social contribuiu para o crescimento das cidades?
Resposta: As pessoas marginalizadas pela economia feudal – servos expulsos ou fugitivos dos feudos, artesãos que antes trabalhavam para os senhores, nobres sem terras, cruzados que voltavam do Oriente – dirigiam-se para os povoados ou para as cidades em busca de sobrevivência. Aos poucos, foram-se integrando à vida urbana.


05. Qual era a camada social marcante da cidade medieval ?
Resposta: A camada social marcante da sociedade medieval era a burguesia, formada pelos comerciantes e artesãos.

http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/2920.htm
 
* Cânhamo ou cânhamo industrial é o nome que recebem as variedades da planta Cannabis e o nome da fibra que se obtém destas, que tem, entre outros, usos têxteis. Além de roupas, é utilizado na fabricação de papel e como forragem animal.
 
 
 
 
 
Cânhamo cordas e cabos
 


 

Nenhum comentário: