terça-feira, 29 de novembro de 2011

Primeira Tarefa de 2011

Atividade Cultura Baiana.
 A capital baiana é uma das metrópoles mais populosas do País, sendo também a cidade que mais concentra negros e pardos, constituindo cerca de 86,6% de toda a sua população. Baseando-se nesses dados, Salvador se revela como a cidade com a maior desigualdade racial do país, sendo muito mais evidente no interior da classe trabalhadora, onde os assalariados negros recebem bem menos que os brancos. Os negros chegam a ganhar quase três vezes menos que os brancos, sendo uma média de R$ 556 para negros e pardos e R$ 1.550 para os brancos mensalmente.
Em relação ao desemprego, há também uma grande diferença entre negros e brancos. A taxa de desemprego entre a população negra em Salvador atinge, em média, 18,3%, enquanto que entre os brancos é de 9,3%. Os dados foram levantados pela PME (Pesquisa Mensal de Emprego), que pesquisou também a relação de grau de escolaridade entre negros e brancos. Apesar de Salvador ter a maior quantidade de pessoas consideradas em idade ativa, de 11 anos pra cima, que já concluíram o ensino médio, sendo a região metropolitana que registra o maior número de negros com ensino médio completo, o abismo histórico entre as duas raças não possibilita saldos positivos para a população negra.
Cerca de 33% dos negros já estudaram pelo menos por 11 anos. Já entre os brancos a diferença simplesmente dobra, sendo 66%.
Diante destes índices, a população negra em Salvador encontra muitas dificuldades para encontrar um emprego, resultando em atividades que exigem menos instrução e maior esforço físico, como, por exemplo, na construção civil e em serviços domésticos. Nestas duas áreas, os negros e pardos são os que mais predominam: Uma média de 1,4 milhão está inserido na construção civil, representando uma porcentagem de 54%. E mais 1,4 milhão trabalha em serviços domésticos, indicando 59% dos negros e pardos. Os brancos são predominantes no ramo industrial e em serviços públicos, como saúde e educação.
Dentre os negros que são contratados neste ramo, as empresas privadas são as que mais empregam sem carteira assinada. Não só na Bahia, mas como em todo o Brasil, onde metade da população é constituída por negros, sendo o segundo país que mais concentra negros, a sua condição de oprimido e explorado não expressa nada mais que a dominação histórica da classe dominante sobre os setores mais oprimidos da sociedade. Além disso, a posição de discriminação social e racial que a população negra sofre, é um resultado da total incapacidade do capitalismo em poder assimilar este fator.
                                                                                                                              
http://www.pco.org.br/conoticias/negros_2004/30set_salvador.htm                   
  Questionamentos:
1)     A Bahia é o estado brasileiro com o maior percentual de negros e pardos na sua população. Qual é esse percentual?
2)     O que é desigualdade racial? Dê cinco exemplos que confirme a existência dela na Bahia:
3)     O que é desigualdade social? Você se considera rico ou pobre?
4)     Quais suas chances no mercado de trabalho se você cursar somente o ensino fundamental?
5)     Quais profissões você pode exercer se você conseguir terminar o ensino médio? Cite 10 profissões e 5 concursos públicos que exigem o ensino médio:
6)     No carnaval em Salvador nós podemos identificar as diferenças sociais? Ou é uma festa do povo e para o povo? Existe desigualdade racial e social nessa festa? Quais os tipos de trabalhos que existem nessa festa? Quais são exercidos pela maioria negra? Você imagina se eles tivessem a oportunidade que vocês estão tendo agora de ter uma escola, professores, livros... tudo gratuito, eles estariam nesse tipo de trabalho?
7)     Lemos em uma de nossas aulas o texto sobre preguiça baiana, você se considera um preguiçoso? Justifique com bons argumentos se você é ou não preguiçoso:
8)     A história da escravidão negra na Bahia influenciou a situação atual do negro na nossa sociedade? Como? A partir de 13 de maio de 1888 o negro estava livre graças à assinatura pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II, que estava em viajem, à chamada Lei Áurea, todavia, o movimento negro não aceita comemorar a libertação dos escravos nesse dia. Instituíram o Dia da Consciência Negra em 20 de Novembro homenageando a Zumbi. Façam uma pesquisa para saber os motivos alegados para essa escolha e tragam uma pesquisa sucinta de quem foi Zumbi dos Palmares:
9)     Foi dada a tarefa a vocês de pesquisarem a Revolta dos Malês e a Conjuração Baiana, o que esses dois movimentos tem em comum? Eles serviram como exemplo de que os negros lutaram por sua liberdade? Justifique:
10)   Você se considera descendente de africano? Pesquise a origem da sua família antes de responder (seus pais, avós, bisavós tem origem afro?). Se você é um descendente afro, você deve sua liberdade às leis instituídas pelo imperador D. Pedro II ou pelas revoltas dos negros? Pesquisem quais foram às leis instituídas pelo império que favoreceram gradualmente a liberdade dos escravos:
11)   Nas últimas aulas lemos algumas reportagens sobre drogas e o tráfico na Bahia, inclusive evidenciamos o nascente comando feminino, lemos também sobre desigualdade social. Agora faça uma paralelo (comparação) da desigualdade social e o tráfico de drogas. Evidencie o crescente recrutamento de crianças e adolescentes pelo tráfico de drogas, para serem Justifique por que eles preferem menores para fazer esse ‘serviço’ e o por que eles aceitam?
12)   Escolha três tipos de drogas ilícitas, descreva seu modo de uso, qual hormônio ela libera no cérebro? Dá prazer? Traz quais consequências para o organismo? Como o dependente consegue se libertar do seu uso? Você conhece algum dependente químico? Como fica a memória de um usuário de drogas? (Temos livro na nossa biblioteca)
13)   Nos Estados Unidos havia uma guerra entre mafiosos intensa no período da Lei Seca, assim que foi liberada a venda legal das bebidas alcoólicas houve uma quebra desse poder paralelo ao Estado. Pesquise o que foi a Lei Seca e suas consequências. Foi pior ou melhor liberar o álcool?
14)   Na Holanda (países Baixos) é liberado o uso de drogas, mas apenas em alguns pubs (barzinhos) exclusivos para usuários. “A Holanda é hoje um dos 10 países europeus com menos usuários da droga” esse é um dos argumentos para liberação das drogas. Vá no blog http://drogasxresiliencia.blogspot.com/ leia o texto sobre o crack e assista ao vídeo que justifica o por que deve ser liberado o uso das drogas, de posse desses novos conhecimentos responda: Você acha que o governo deveria liberar o consumo de drogas? Justifique sua resposta citando os argumentos lidos durante a pesquisa.
 
 rofessora: Leila Cristina.       
  


Nenhum comentário: