quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

ENSINE SEU FILHO A DAR A VOLTA POR CIMA.


A capacidade de se refazer diante de fatos negativos é o que separa as crianças que triunfam daquelas que esmorecem em situações de tensão.
Há muitas atitudes que os pais podem tomar para desenvolver a flexibilidade na criança:

Lembre as crianças que o ruim não dura

Muitas vezes as crianças não têm experiência para saber que um acontecimento ruim – como a derrota num jogo importante ou um gesto de desconsideração por parte do melhor amigo – não é o sim do mundo.

Elas pensam que os sentimentos negativos irão durar para sempre, ou que o único fracasso pode estragar tudo.

Infelizmente, esse tipo de raciocínio reduz a motivação, o ideal é ajudar seu filho a ver que a situação é temporária.

“Uma opinião negativa, não reflete a realidade, nunca deixe de dar o melhor de si, só porque uma pessoa não reconhece o seu valor.”

Incentive a habilidade em resolver problemas:

A ação é o melhor antídoto para a sensação de incapacidade. Os jovens criam uma atitude positiva, sobretudo, por meio da prática, encoraje seu filho a criar uma solução própria.

A maioria dos pais quer proteger os filhos contra a tristeza e o estresse. Assim, quando surge um problema, eles interferem e procuram resolvê-lo sem dar à criança à oportunidade de descobrir que está em seu poder tomar uma providência.

Saiba quando interferir

Nem todos os problemas se resolvem com tanta facilidade, claro, em alguns casos você poderá ter de oferecer mais orientação.

O melhor meio de criar esse tipo de comunicação é mostrar-se pronto a ajudar quando seu filho faz perguntas, demonstração de apoio. Ex: quando eu tinha sua idade, isso aconteceu e só assim que agi. Basta para despertar na criança a vontade de vencer.

Estabeleça limites razoáveis:

O método que você usa para disciplinar seu filho também é importante. Pesquisas mostram que as crianças, cujos pais estabelecem regras justas, dando motivos claros para essas regras e aplicando-as com firmeza, as crianças acabam tendo maior motivação, melhores habilidades sociais e mais confiança em si mesma do que aquelas, cujos pais são liberais demais quanto aos regulamentos ou demasiadamente autoritários.

Conferir a responsabilidade de certas tarefas à criança proporciona independência, competência e autoconfiança.

Destaque a realização:

Crianças bem sucedidas tende a ganhar muitos elogios, o que encoraja pensamentos flexíveis.

Todas as crianças podem aprender a pensar assim, se lhes for dada à oportunidade de descobrirem em que podem se destacar. Atividades extracurriculares, passatempos, esportes, até os trabalhos escolares ajudam as crianças a descobrirem as próprias qualidades, propósitos e compromissos.

Nenhum comentário: