quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

ENSINE SEU FILHO A SE CONTROLAR.


TRAÇOS INATOS – personalidade cinco tipos de crianças: altamente sensível, introspectiva, rebelde, desatenta, ativo-agressiva;

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO – criança com grande salto desenvolvimento físico ou social, ela pode ficar mais propensa a explosões;

SEXO – meninos expressam raiva mais abertamente do que as meninas. As crianças de ambos os sexos, porém, precisam aprender a lidar com a raiva sem violência ou manipulação;

VIDA FAMILIAR - as crianças imitam o que vêem à sua volta.

CONSELHOS PARA CONTROLAR A RAIVA.

1º Acesso de raiva em crianças de 1 a 3 anos:

Esperneia, chora e grita – precisam ser contidas fisicamente com firmeza, ou fale em tom de voz tranqüilizante, ou ainda a distraia com alguma novidade.
O mais importante é que os pais não se enraiveçam também.

2º Frustração em pré-escolares

“Deflagradores” da raiva: fome, exaustão, medo, falta de habilidade motora, incapacidade de encontrar as palavras certas para expressar os sentimentos e a situação em que um adulto assume uma tarefa que ela deseja fazer.

Dê atenção ativa, compartilhe seus sentimentos, é normal ficar zangada, desde que não se firam outras pessoas ou destruam seus objetos. Se após essa interação a criança tiver um acesso de raiva, ignorá-la por alguns minutos, faz seu filho compreender que não pode controlar você com a raiva. Após três minutos, diga: “agora está na hora de você se controlar. Enquanto eu conto até dez, quero que se acalme”. Se o acesso de raiva continuar, dê um castigo a ele.

3º Agressividade em crianças em idade escolar entre os 6 e os 12 anos

Elas querem ser aceitas pelos colegas. A raiva muitas vezes é uma reação à sensação de estar integrada ao grupo.

Os pais devem deixar claro que mesmo zangadas, as crianças ainda podem escolher como reagir. Perdas de controle, agressão física ou verbal são inaceitáveis. Reconheça a raiva, mas contenha o mau comportamento pondo a criança de castigo. Ensine seu filho a aliviar a tensão com o esporte e outras atividades.

4º Adolescentes geniosos

Nesta idade o mais importante é ser aceito no grupo. Os pais devem ter senso de humor e desistir do controle total e estabelecer regras e castigos caso necessário.

Nenhum comentário: